Associação Ita Wegman

Rua João Alex, nº 269
Campo Magro PR  83535-000

Telefone: (41) 3109-7776

Associação Ita Wegman

Pedagogia Curativa (Educação Terapêutica):

Como atividades pedagógicas, são ministradas aulas de matérias específicas (história, português, matemática, ciências, geometria, astronomia, geografia, antropologia), atividades físicas, aulas de artes plásticas (pintura, desenho, modelagem) música, teatro, trabalhos manuais (tecelagem, tricô, crochê, corte e costura, bordado, feltragem, marcenaria), jardinagem, culinária, entre outras. Como atividades terapêuticas, em primeiro lugar, os próprios conteúdos, conduzidos de maneira adequada, já exercem efeito terapêutico.

Além disso, conforme necessidades específicas indicadas pelos profissionais da saúde, oferecemos terapias externas (ex.: escalda-pés, massagens), além de apoio terapêutico com fisioterapia, fonoaudiologia, ou outros acompanhamentos, conforme profissionais voluntários disponíveis na instituição.

Terapia Social

Atendimento a jovens com idade acima de 12 anos, em oficinas terapêuticas assistidas de arte, tecelagem, marcenaria, culinária, vivências em desenho de formas, teatro e música.

A Terapia Social objetiva possibilitar a jovens e adultos com deficiências o desenvolvimento de suas habilidades e a capacidade de se realizarem através do trabalho, do atuar em benefício do outro, de acordo com as possibilidades e limitações individuais, pois acreditamos que o trabalho dignifica o ser humano.



Também tem o objetivo de desenvolver a autonomia dos atendidos, na realização de tarefas cotidianas e no desenvolvimento das relações sociais, fundamentais para o processo de autoeducação e amadurecimento emocional, num espaço onde os valores humanos essenciais possam ser vivenciados.



Além do atendimento a pessoas com deficiência, a AIW também promove, desde 2008, o Curso Livre de Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social**, com o objetivo de preparar profissionais e familiares para compreenderem o universo da pessoa com deficiência, auxiliando-a em seu processo de desenvolvimento individual e integração social.

* A Pedagogia Curativa e a Terapia Social tiveram sua origem na Antroposofia, em 1924, a partir de um ciclo de conferências ministrado pelo Dr. Rudolf Steiner em Dornach, Suíça. Aplicada com sucesso, desde então, no tratamento de pessoas com deficiência em diversas instituições ao redor do mundo (vide Movimento Camphill).

**O Curso Livre de Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social oferece uma visão mais ampla e espiritualizada do Ser Humano e está fundamentado no conhecimento da Antroposofia. Este curso é reconhecido pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) e pela Sessão Médica Antroposófica do Goetheanum em Dornach, Suíça.


Histórico

O trabalho de Pedagogia Curativa (Educação Terapêutica) teve início em Curitiba em outubro de 2007, a partir da necessidade de atendimento de duas crianças com deficiência intelectual, contando com a disponibilidade de dois professores e do apoio de um pequeno grupo de pessoas. A essa altura, o Jardim Waldorf Cordão Dourado cedeu o espaço necessário para o início do trabalho.

Em dezembro de 2007, fez-se um pedido à Turmalina Escola Waldorf para que o trabalho ocupasse, por um ano, uma de suas salas de aula. Assim, em 2008 iniciaram-se as atividades neste local. Finalmente, sentiu-se a necessidade de estruturar uma associação e foi fundada a Associação Ita Wegman, em 07 de fevereiro de 2008, como uma instituição civil de direito privado, de caráter filantrópico, de fins não econômicos, com sede e foro na cidade de Curitiba – Paraná.

No decorrer de 2008, o trabalho desenvolvido dentro da Escola Turmalina frutificou. Passou-se a testemunhar o quanto estava sendo benéfico o convívio dos alunos da escola com as crianças atendidas pela Associação Ita Wegman. Os professores de ambas as instituições começaram a fomentar esses encontros através de atividades de integração entre as crianças das classes comuns e as crianças da classe especial.

Em 2010, a AIW construiu, no mesmo terreno locado pela Escola Turmalina, 2 salas e uma cozinha. Buscando melhorar ainda mais a qualidade de trabalho e ampliar o atendimento, em 2011 adquiriu-se, em parceria com a Escola Turmalina, um terreno próprio, de 22 mil metros quadrados, no município de Campo Magro, onde as duas associações darão continuidade a seus trabalhos, tão logo finalizem a construção de suas novas instalações.

Em 2012 iniciou-se o atendimento a jovens e adultos com deficiência, no “Centro de Convivência Ita Wegman”, oferecendo-se oficinas de Marcenaria, Culinária, Tecelagem, Artes e Encadernação. Os trabalhos desenvolvidos pelos atendidos compõe um bazar de artesanato chamado “Gente Unida”, através do qual a sociedade pode reconhecer o talento dos jovens assistidos pela Associação.

Atualmente existem 19 pessoas atendidas com atividades de apoio artístico, pedagógico e terapêutico. Já existe, também, uma lista de espera para novas vagas em 2016, ano em que haverá ampliação de atividades e horário de atendimento, devido a finalização da primeira etapa de construção da nova sede.

A Associação Ita Wegman recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal em 2010, de Utilidade Pública Estadual em 2012 e de Utilidade Pública Federal em 2014, e conta hoje com o trabalho de 10 profissionais atuando diretamente com as crianças, além de 08 voluntários e um administrador. Contamos também com o apoio dos pais das crianças e jovens atendidos, doadores, associados e amigos que se identificam com os objetivos da Associação.



A Associação Ita Wegman oferece um atendimento de qualidade a crianças, jovens e adultos com deficiência com base na Pedagogia Curativa e Terapia Social.

A Associação Ita Wegman de Pedagogia Curativa e Terapia Social* é uma entidade sem fins lucrativos, cujos objetivos são:

Promover atividades voltadas para o atendimento e a integração social de pessoas com deficiência;

Qualif

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Fundado: 7 de fevereiro de 2008

Categorias: Educação, Organização não lucrativa




Informar um Problema

Eventos Passados

O Desenvolvimento Humano, Aspectos da Antropologia Antroposófica

O Desenvolvimento Humano, Aspectos da Antropologia Antroposófica
8:00 - 07/04/2018

Local: Associação Ita Wegman

O Desenvolvimento Humano - Aspectos da Antropologia Antroposófica Ciclo de Palestras e Confecção de Bonecas Waldorf Curso em 6 módulos de fim de semana: Sábado,...

A Biografia Humana - Curso intensivo de 36h

A Biografia Humana - Curso intensivo de 36h
8:00 - 10/01/2018

Local: Associação Ita Wegman

Módulo II do Curso Livre de Antroposofia com Ênfase Pedagógico-terapêutica - Turma III Fundamentação científico-espiritual, em 14 módulos, para quem busca...

Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social - Turma III

Formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social - Turma III
8:00 - 01/11/2017

Local: Associação Ita Wegman

Curso Livre de Pedagogia Curativa e Terapia Social - Turma III Fundamentação científico-espiritual, em 14 módulos, para quem busca autoconhecimento e deseja...

Luz, Escuridão e Cores segundo Collot - Índigo

Luz, Escuridão e Cores segundo Collot - Índigo
8:30 - 21/10/2017

Local: Associação Ita Wegman

> Luz, Escuridão e Cores segundo Collot: Curso de Pintura com Susanne Rotermund - Pedagoga Curativa e Arte-Educadora com especialização em Pintura Collot. A...

Oficina de Euritmia

Oficina de Euritmia
14:00 - 23/09/2017

Local: Associação Ita Wegman

Preparação para Formação 2018 23 e 24 de setembro Para quem pretende fazer a formação ou quem quer conhecer e ter uma vivência com a Euritmia Local: Associação...