Instituto Salesiano Curitiba

Rua Rio Grande do Sul, 1661 - Bairro Guaíra
Curitiba PR  80630-090

Telefone: (41) 3314-4740

Instituto Salesiano Curitiba

O Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS) é uma entidade animada pelos Salesianos de Dom Bosco, fundada em 30 de setembro de 1958, com sede na rua Rio Grande do Sul, 1661, bairro Guaíra, Curitiba, PR.

Entidade filantrópica de fins beneficentes, culturais, formativos e de assistência social, voltada especialmente à infância e juventude, preferencialmente os mais pobres. Nas primeiras décadas de funcionamento a Obra se voltou para atender os filhos dos migrantes e suas famílias, vindos do interior ou de outros Estados da Federação, em busca de emprego e vida melhor. Atuava na acolhida, documentação, atendimento religioso-educacional e assistência social. Também foi escola regular e centro de liderança juvenil que acolhia crianças, adolescentes e jovens para lazer, recreação, instrução e evangelização.

Nossa Visão

Ser Instrumento de mobilização social na promoção de crianças, adolescentes e jovens comprometidos com os princípios de solidariedade e cidadania

Nossos Valores

Sistema Preventivo: idealizado por Dom Bosco, esse sistema de educação é baseado em três princípios: razão, religião e amor. Qualifica as Obra Salesianas como: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, pátio de encontro e escola que educa para a vida. Também é vivido como espiritualidade e pastoral.

Promoção humana e cristã: é o ideal da formação integral salesiana (humana, cívica, cristã e profissional). Atualiza o pensamento de Dom Bosco: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Alegria: proposta por Dom Bosco como caminho de santidade, associada aos compromissos cumpridos com responsabilidade. Manifesta-se através da música, teatro, esporte, passeio, etc.

Presença educativa: também conhecida como assistência salesiana, indica a presença significativa do educador junto aos educandos, nos mais variados momentos e atividades.

Espiritualidade Salesiana: centrada em Jesus Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor é vivida como mística pelos educadores e educandos. Com ênfase a Nossa Senhora Auxiliadora.

Solidariedade: defesa da vida através da partilha, comunhão, justiça e fraternidade, num mundo que é marcado fortemente pelo egoísmo.

Programa / Pastorais

Centro Assistencial Salesiano(CAS)

Iniciou o seu atendimento no ano de 1988, motivados pela campanha da fraternidade, com o tema: “quem acolhe o menor a mim acolhe”. Adotou o nome fantasia de Centro de Libertação do Menor – CLM. Esse atendimento era feito junto a algumas salas construídas ao longo do muro da rua Alagoas. Implementou uma ação de promoção social na linha da formação e da profissionalização de crianças e adolescentes. Sempre buscando a formação integral acolhendo crianças e adolescentes de 09 a 18 anos. Nesse período foram desenvolvidos, além dos atendimentos normais na sede, alguns projetos, como: CATI (Centro de Apoio ao Trabalho Integrado) criando uma cooperativa na linha da reciclagem de papel e o projeto destinado a adolescentes em conflito com a lei, chamado de Projeto Crescer.

No ano de 2003, iniciou-se a construção da atual dependência. Esta foi inaugurada no dia 09 de setembro de 2004, com a presença do Reitor-mor dos salesianos, P. Pascual Chávez Villanueva. Após a inauguração das novas dependências, inicia o movimento de troca de seu nome fantasia, passando a ser chamado de Centro Educacional Salesiano – CES. No ano de 2013, em adequação com a nova tipificação da assistência social, passou a ser chamado de Centro Assistencial Salesiano (CAS).

Atualmente o CAS desenvolve três projetos:

1. Apoio socioeducativo em meio aberto: este programa atende 300 crianças e adolescentes de 09 a 13 anos em contra turno escolar de segunda à sexta-feira, proporcionando oficinas educativas, como: desenho e pintura, atividades artesanais em materiais recicláveis, fios, madeira, biblioteca, música, esporte, alimentação, formação humana, cidadã e cristã, grupos da Articulação da Juventude Salesiana, ou seja, um ambiente educativo para brincar e aprender. Com essas atividades estimulamos o desenvolvimento integral dos educandos em relação a coordenação motora, criatividade, socialização, concentração, disciplina, auto estima e ampliando a cultura.

2. Programa de Aprendizagem Profissional: este é desenvolvido em duas áreas: administrativa e comercial, destinado para 280 adolescentes de 14 a 18 anos. São oferecidos no período de dois anos os seguintes módulos: integrador, informática e administrativo/comércio, além do esporte, de formação humana, cidadã e cristã. Com esse programa queremos ajudar na erradicação do trabalho do adolescente em atividades perigosas, insalubres, penosas e degradantes, dentro dos princípios da proteção integral sem comprometer o desempenho escolar e seu desenvolvimento como pessoa.

Esses projetos são orientados e acompanhados pelos serviços pedagógicos, sociais, psicológico e pastoral.

Projeto Vida Melhor - PROVIM

Está situado na rua Pernambuco, 1405, anteriormente Centro Social Felício da Costa Vieira que era coordenado por um grupo de Jovens Marianos da Catedral. Estes contaram com a ajuda das irmãs da Copiosa Redenção que prestavam atendimento oferecendo educação à fé, reforço escolar, oficinas de artesanato e assistência social a comunidade. Também era oferecido tratamento médico ambulatorial prestado voluntariamente por profissionais da área e por isso ficou conhecido como o “postinho das irmãs”.

No dia 23 de abril de 2001 foi oficialmente assumido pelo Instituto Salesiano de Assistência Social, passando a ser chamado de PROVIM. No início contava com o atendimento de cerca de 40 crianças. Em 2003, iniciou-se uma grande reforma no espaço, passando a ser chamado de PROVIM - Projeto Vida Melhor. No decorrer da reforma as crianças passaram a serem atendidas no Centro de Libertação do Menor, na Vila Guaíra. Em 18 de maio de 2004 foi inaugurado a nova casa.

No dia 15 de janeiro de 2006, as Irmãs da Caridade de Miyasaki assumiram o PROVIM, numa parceria feita com os salesianos.

Atualmente o PROVIM realiza atendimento socioeducativo em meio aberto no contra turno escolar e atende cerca de 250 crianças que compreendem a faixa etária entre 6 a 12 anos. No atendimento que realiza procura tirar as crianças de situações de risco, proporcionar uma formação integral, ajudar na promoção da vida, desenvolver a auto-estima, proporcionar um ambiente educativo e acolhedor, oferecendo oficinas de informática, de dança, de esporte, biblioteca, artes manuais, pintura, recorte, colagem, dobradura, artesanato com fio e papel, momentos de espiritualidade, formação humana, cidadã, cristã e alimentação. Também realiza atendimento as famílias dos educandos. Todos esses serviços são acompanhados pelos serviços pedagógicos, sociais e pastoral.

O Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS) é uma entidade animada pelos Salesianos de Dom Bosco.

Acolher, educar e evangelizar, preferencialmente adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, na vivência do Sistema Preventivo de Dom Bosco

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Estacionamento: Rua, Estacionamento Próprio

Categorias: Educação, Organização não lucrativa, Organização religiosa

Hours

Seg: 08:00 - 17:00
Ter: 08:00 - 17:00
Qua: 08:00 - 17:00
Qui: 08:00 - 17:00
Sex: 08:00 - 17:00



Informar um Problema